Observatório Social chega em Guaíba

mar 21, 2017 / 0 comments

Foto: Nelson Goulart

Nelson Goulart

Os Observatórios Sociais (OS) são organizados em rede, coordenada pelo Observatório Social do Brasil (OSB), que assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos OS, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.
O OSB está presente em mais de 100 cidades, em 19 Estados brasileiros. Com cerca de 3 mil voluntários trabalhando pela causa da justiça social. Calcula-se que nos últimos três anos (2013 – 2016), com a contribuição desses voluntários, houve uma economia de mais de R$ 1,5 bilhão para os cofres municipais. E a cada ano mais de R$ 300 milhões do dinheiro público deixaram de ser gastos desnecessariamente.
No Estado existem OS nas cidades de Santa Rosa, Santa Maria, Porto Alegre, Pelotas, Novo Hamburgo, Lajeado, Gravataí, Glorinha, Erechim, Cruz Alta, Caxias do Sul. E a partir do dia 21 de março será implantado na cidade de Guaíba com o objetivo de acompanhar num primeiro momento os editais as contratações e as informações públicas.
Segundo Márcio Shuch Silveira, que é contador e presidente do OS Guaíba, nenhum voluntário tem vinculação partidária e nem participam do executivo municipal ou legislativo e nem são servidores municipais.
O OS de Guaíba, tem como seu principal objetivo diminuir os desperdícios do dinheiro público e está sendo constituído através de um trabalho, que vem desde o inicio do ano passado, com a mobilização da sociedade e através das mobilizações, que se criou um núcleo de trabalho para fazer a constituição. “Nós estamos já praticamente, há dez meses, trabalhando nessa constituição seguindo a metodologia do observatório social do Brasil que nos deu todo o suporte hoje de como elaborar estatuto, como deve ser o funcionamento do observatório social. “ Finaliza Silveira.