Debutante

out 26, 2016 / 0 comments

Em 2016 o Festinal Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba, projeto que nasceu dentro do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, completa 15 anos de existência, trabalhando com o propósito de revelar a capacidade de alunos da rede básica de ensino em lidar com a linguagem da mídia, utilizando a tecnologia como modo de expressão.
A experiência pedagógica surgiu a partir das aulas de Artes, ministradas pelo professor Valmir Michelon, que inseriu conteúdo sobre cinema no conteúdo apresentado ás turmas no final da década de 90. A iniciativa que ganhou espaço e respeito dentro da comunidade partilha a metodologia da formação de consumidores e produtores de material cinematográfico com oficinas que oferecem referencias básicas para a confecção deste conteúdo, tanto no que se refere à linguagem como as técnicas de utilização dos equipamentos.
A Mostra de Cinema realizada sem recursos em um município que não possuí sala de exibição permite que a comunidade tenha acesso a produções nacionais, além de ampliar seus conhecimentos na área através de palestras e oficinas com o Seminário Mídia e Educação aberto para educadores e estudantes de magistério que desejam debater sobre o uso destes recursos na sala de aula.
O Festival abre espaço para trabalhos nas categorias de documentário, ficção e propaganda, além de curtas sobre a temática.
A exibição das obras produzidas pelos estudantes e entrega das premiações acontece no mês de novembro.