Caridade e doação na prática

set 24, 2016 / 0 comments

Fé sem obras é uma fé morta. Compaixão sem mãos estendidas não possibilita o alcance de vidas e é por isto que portas abertas e acolhimento são o que o Lar Irmã Esther oferece ao seu público nos seus 37 anos de existência, colocando em prática ações de caridade, doação e amor ao próximo que a doutrina espírita sugere.
Fernando Worn escolheu o coração de Guaíba para a construção da casa kardecista que tem por orientadores Bezerra de Menezes, Emmanuel, André Luiz, Irmã Esther, João Landell, Pedro Rosa e Frederico.
O Lar onde atuam 180 médiuns e trabalhadores realiza diariamente palestras públicas e atendimentos espirituais e fraternos, além do estudo sistematizado da crença, recebendo mensalmente o número aproximado de 3.500 visitantes.
O ‘Sopão de São Francisco’ servido na casa desde o início dos anos 80 proporciona cerca de cinqüenta refeições diárias para a população carente e é mantido por doações de alimentos recebidas pela comunidade e apoiadores do projeto. Roupas, calçados, agasalhos, enxovais para bebês e cestas básicas são outros itens fornecidos a esta parcela da comunidade que carece de recursos e atenção.
No IEL são oferecidos cursos de manicure, cabeleireira, artesanato e costura, possibilitando que os guaibenses possam aprender uma profissão e contribuir para a economia familiar.
O Centro Chico Xavier na Vila Logradouro é uma extensão do Lar Irmã Esther nesta localidade, onde são distribuídos alimentos não perecíveis e lanches, além de distribuição de agasalhos e a realização de cursos profissionalizantes, como inglês e informática.
Nas dependências do Abrigo Fernando Oz – Setor 4 são desenvolvidos trabalhos espirituais as quartas-feiras e sábados,acompanhamento psicológico, karate, balé e pintura para crianças e adolescentes, além da oferta de almoço e lanche duas vezes por semana para a comunidade da região, fazendo deste local, mais um endereço onde a caridade e o auxílio aos necessitados são práticas constantes.
Em Eldorado do Sul a população também já pode ser alcançada pelas boas ações que são desenvolvidas com base na doutrina kardecista, onde acontecem palestras e o tradicional brechó.
O Lar pode ser definido como uma soma de doações não só de roupas, alimentos e outros bens, mas sim doação de tempo, amor e compaixão pelo outro. A difusão do Evangelho de Cristo no seu sentido mais puro, o de amar seu semelhante como a si mesmo.