Beleza e descanso ao lado da capital

out 15, 2016 / 0 comments

A cidade conhecida como Berço da Revolução Farroupilha, por sua importante participação na história de lutas e conquistas do estado do Rio Grande do Sul, comemora no dia 14 de outubro, nove décadas de sua emancipação política.
Segundo relatos históricos o povoado de Pedras Brancas teve início na metade do século XIX, por ser ponto de parada obrigatória para o gado, o que motivou a construção de charqueadas e o surgimento da mão de obra escrava, o peão campeiro e o tropeiro para atender a demanda de trabalho das propriedades.
A localização estratégica do município serviu de passagem para os moradores das regiões Sul e Oeste, que desejavam chegar ao então Distrito de Porto Alegre. A travessia hoje revitalizada através do Catamarã, na época era realizada por embarcações indígenas, canoas, barcos a vela e num período mais atual por barcos a vapor.
Guaíba que possuí uma orla privilegiada e um trecho de Mata Atlântica bem no coração da cidade oferece aos seus visitantes, entre outros atrativos, a oportunidade de conhecer o Sítio Histórico. Local onde são encontrados a Casa de Gomes Jardim, construída em fins do século XVIII, sede da Estância no período da Revolução Farroupilha, o Cipreste Farroupilha, árvore símbolo do município, onde à sua sombra, lideres da Revolução Farroupilha planejaram a tomada de Porto Alegre em 1835 e a Erma, onde se encontram os restos mortais do médico revolucionário.